quinta-feira, 11 de abril de 2013

XVII Congresso da SAB - programacão e convidados confirmados

Texto da Secretaria SAB Nacional:

O campo da Arqueologia, tradicionalmente identificado com o estudo do passado vem, nas últimas décadas, redefinindo os limites de sua atuação. Não obstante o fato de que a origem da palavra “arqueologia”, e da própria disciplina, implique a relação estreita com o passado, houve um alargamento semântico, teórico e metodológico no campo. A fluidez dos contornos epistemológicos da disciplina revigorou as pesquisas arqueológicas ao redor mundo, trazendo à luz novos objetos e novos agentes na construção do passado e do presente. É nessa perspectiva que se inserem as reflexões sobre a arqueologia do mundo contemporâneo, esgarçando os domínios do tempo. A dimensão do espaço, também ampliada pelas novas abordagens da Arqueologia, tem promovido inovador debate que inclui a pesquisa de sítios subaquáticos e de “sítios espaciais”, configurados a partir da constituição da cultura material espacial como patrimônio. E se o tempo e o espaço foram redefinidos no âmbito da Arqueologia, os agentes neles envolvidos também se transformaram. O reconhecimento das narrativas nativas sobre o passado, a noção de imbricamento entre as pessoas e as coisas do passado/no passado, e a incorporação do domínio do sensível na Arqueologia, têm provocado o surgimento de novas interpretações sobre o registro arqueológico e sobre as relações estabelecidas entre o patrimônio arqueológico e os diferentes agentes interessados no passado. Nessa perspectiva se inserem estudos sobre a agência humana na construção das paisagens do passado, o papel ativo dos objetos na vida social e a incorporação dos sentidos nas interpretações do passado e na construção do presente, a partir da cultura material.
Nesse sentido, a escolha do tema do congresso “Arqueologia Sem Fronteiras: repensando espaço, tempo e agentes”, ao estar em consonância com os mais recentes debates da arqueologia contemporânea mundial, visa discutir essas abordagens no âmbito da Arqueologia Brasileira e refletir sobre a constituição de uma “Arqueologia Sem Fronteiras” no Brasil. Para tanto, a programação do evento conta com cinco conferencistas internacionais, três fóruns de discussão, a quarta edição do Encontro do Iphan com os/as Arqueólogos/as e cerca de quarenta simpósios temáticos, além de sessões de comunicações avulsas, pôsteres, lançamentos de livros e exibições audiovisuais.
É com prazer que anunciamos três grupos de convidados muito especiais do evento. Cinco renomados/as colegas internacionais, do Chile, Estados Unidos e Austrália, foram convidados/as para conferências por sua atuação em áreas relevantes e sensíveis do atual cenário da arqueologia mundial. Três outros colegas, do Peru, Estados Unidos e Alemanha, convidados do Fórum sobre a profissionalização da Arqueologia, compartilharão conosco sua experiência política em instituições de seus países/continente (Colegio Profesional de Arqueólogos del Perú, Society for American Archaeology e European Association of Archaeology). Por último, mas certamente não menos importante, lideranças indígenas de várias regiões do país, que vivem e acompanham os impactos e desdobramentos de empreendimentos econômicos no entorno ou em suas terras tradicionais, apresentarão e discutirão conosco suas perspectivas sobre os projetos públicos e privados de desenvolvimento no Brasil.

O XVII Congresso da SAB acontecerá entre 25 e 30 de agosto de 2013, nas dependências dos hotéis Mercure, Radisson e Aquarius, na Praia de Atalaia, em Aracaju. Confira a programação com convidados de participação já confirmada:

Conferências:
Patricia Ayala – Universidad Católica del Norte (Chile)
Mary Beaudry – Boston University (EUA)
Jeffrey Altschul – Presidente da Society for American Archaeology (EUA)
Charles Orser – New York State Museum (EUA)
Sven Ouzman – University of Western Australia (Australia)

Fóruns de discussão:
I - Empreendimentos Econômicos e Populações Indígenas
Coordenação: Tonico Benites Kaiowá, Loredana Ribeiro
Debatedor: Jorge Eremites de Oliveira

Participantes confirmados:
José Cirilo Morinico Mbyá (RS)
Marcos Apurinã (AM)
Marcos Tupã (SP)
Nanblá Gakra Xokleng (SC)
Santxie Tapuya Fulni-ô (DF)
Weibe Tapeba (CE)
II - Profissionalização da Arqueologia

Coordenação: Marcia Bezerra, Loredana Ribeiro
Debatedor: Eduardo Góes Neves

Participantes:
Jeffrey Altschul – Presidente da Society for American Archaeology (EUA)
Fritz Lueth – Presidente da European Association of Archaeology (Alemanha)
Henry Tantaleán – Colegio Profesional de Arqueólogos del Perú (Peru)
III - Ensino de Arqueologia

Coordenação: Flavio Calippo, Andrés Zarankin
Participantes: chamada livre para coordenadores/as de cursos de graduação (ou com linha de formação) em Arqueologia
IV Encontro do Iphan com os/as Arqueólogos/as
Coordenação: Gilson Rambelli e Rosana Najjar
Debatedor: Roberto Stanchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário